Repúdio | Secretário de Segurança de Mogi ameaça liderança sindical
Ouça a matéria!
O Sinseri manifesta seu total repúdio ao secretário de Segurança Pública de Mogi das Cruzes, Toriel Sardinha. De maneira totalmente inadequada ao cargo ocupado, intimidou e ameaçou o Benedito Francisco Filho (Ferrugem), presidente do SINTAP (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Mogi das Cruzes). O fato ocorreu na tarde da última quarta, 26 de abril.
Queremos lembrar ao “nobre” secretário que ameaçar alguém, mesmo por mensagem, é crime previsto no Código Penal Brasileiro:
Art. 147 – Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa”.
HISTÓRICO
Sardinha teve um ímpeto de cólera. Num primeiro momento, o secretário enviou mensagens de texto por meio do WhatsApp ao presidente Ferrugem, usando termos ofensivos. Ao ser revidado em uma das ofensas, Sardinha não aceitou ser contrariado e tomado pela ira, proferiu não somente ofensas, mas também ameaças, numa tentativa de intimidar, chegando a ir até a sede do Sindicato para agredir fisicamente o Ferrugem.
Como não conseguiu o seu objetivo, no segundo momento, Sardinha enviou mensagens de áudio ao presidente, alegando ser vítima de ofensas e ameaças por parte do líder sindical. Uma forma dissimulada de se isentar dos atos cometidos. Porém, contra fatos não há argumentos, pois estão registradas as mensagens e áudios que comprovam a inocência do Ferrugem e as ameaças verbais e escritas do secretário.
MOTIVOS?
A razão da raiva do secretário foi o chamamento por parte do SINTAP de uma manifestação contra a Administração, em atendimento ao desejo da categoria. Os trabalhadores de Mogi exigem valorização e respeito e estão cansados de aguardar negociações até então infrutíferas. Em vez do Sardinha procurar entender a situação e se colocar ao lado da entidade sindical, e consequentemente do Servidores, tivemos infelizmente a demonstração das ameaças.
POSTURA INADMISSÍVEL
O comportamento agressivo, repugnante, incoerente, desajustado e repulsivo de Sardinha demonstra o quanto a sua instabilidade psicológica e emocional deixa a desejar ao cargo exercido frente à municipalidade. O Sinseri não acredita que a gestão municipal seja conivente com a postura do secretário, por isso aguarda o posicionamento da Prefeitura.
Nos solidarizamos ao presidente Ferrugem e reafirmamos o nosso compromisso de lutar pela democracia e liberdade sindical.