Inspeção do Sinseri constata condições não adequadas na Guarda Civil Municipal de Itaquaquecetuba

Ouça a matéria!
Leonardo Rolim, nosso técnico de Saúde e Segurança no Trabalho, e Valéria Tardiolli, secretária-geral do Sinseri, estiveram em campo no dia 13 de março. O objetivo foi acompanhar de perto as condições de trabalho vivenciadas pelos Guardas Civis Municipais, tanto nos postos fixos quanto volantes. A equipe identificou situações não adequadas: faltam até os equipamentos de proteção mais básicos.
Protetor solar e repelente, por exemplo, são essenciais à segurança dos Guardas no desempenho de suas funções, mas nenhum está à disposição. Além da falta de equipamentos de proteção individual, foram identificados fortes indícios de assédio moral, praticado tanto verticalmente (pelas chefias), quanto horizontalmente (entre os próprios membros da corporação).
A situação é agravada pela ausência de condições básicas de higiene. Temos alguns postos de trabalho sem acesso à água potável ou instalações sanitárias adequadas, forçando os trabalhadores Guardas a dependerem de terceiros para atenderem suas necessidades fisiológicas.
“Estas constatações apontam deixam a desejar quanto ao bem-estar dos Guardas de Itaquaquecetuba. O Sinseri exige medidas imediatas para corrigir essas deficiências e garantir um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos os membros da GCM. Os apontamentos serão levados à Administração e cobraremos respostas imediata”, pontua Valéria Tardiolli.