Fiscalização | Presidente Clícia visita SAMU, UBS Morro Branco e UFS Parque Piratininga

A presidente Clícia Mara Silva Damaceno e o nosso técnico em Saúde e Segurança do Trabalho Leonardo Rolim madrugaram nesta segunda (8). O objetivo foi iniciar bem cedo a fiscalização dos postos de trabalho. Neste momento de pandemia do novo Coronavírus estão em foco as unidades de Saúde, para ser visto a questão dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) e das condições de trabalho dos Servidores. Começamos às 5h30 da manhã no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), depois seguimos para a UBS Morro Branco e por fim na Unidade de Saúde da Família (USF) Parque Piratininga.

Confira abaixo como foram as visitas em cada local, conforme relato da presidente e do técnico Leonardo.

SAMU

Averiguamos a denúncia sobre o fornecimento irregular de EPIs. O relato foi de os profissionais estarem reutilizando avental descartável (orientados a lavarem no expurgo da unidade). Conversamos com o responsável pelo corpo de Enfermagem e ele nos informou que o fornecimento é regular e de livre demanda. Inclusive nos levou ao almoxarifado de insumos e constatamos de fato existir material suficiente. Nossa orientação à liderança foi a de realizar treinamentos e capacitações de biossegurança, conforme preconiza a NR 32 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Em síntese, a norma tem a finalidade de explicar o uso e tempo de duração adequado dos EPIs.

UBS MORRO BRANCO

A denúncia recebida dava conta de que o setor de limpeza, atualmente sob responsabilidade de empresa terceirizada, não estaria atuando de forma correta no local. Segundo relatos levantados por colaboradores e usuários, os banheiros são limpos com frequência e a unidade se encontra em perfeita higiene. Também nos foi sinalizado a falta de cumprimento do uso de máscaras por colaboradores na recepção da unidade. Porém, após averiguação, não constatamos nenhuma irregularidade. De fato o colaborador na recepção estava sem máscara, mas estava em ambiente fechado com proteção de acrílico.

USF PARQUE PIRATININGA

No Piratininga, conforme nosso compromisso de transparência, falamos do NU (Nível Universitário). Na verdade, o tema foi abordado em todas as visitas, afinal, é a grande preocupação da categoria no momento. Esclarecemos as dúvidas e reafirmamos nosso compromisso em garantir aos trabalhadores nosso empenho em não admitir, sob nenhuma hipótese, perdas salariais. Em todas as visitas também alertamos da necessidade de abertura de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) para os casos de Servidores contaminados pela Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *