Mulheres de Peito | Itaquá receberá programa que realiza mamografias
Itaquaquecetuba vai receber entre os dias 22 de fevereiro e 5 de março o programa “Mulheres de Peito”, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo. Esta conquista para as mulheres do município é uma ação conjunta dos vereados Edson Moura e Simone do Posto (ambos do PL) e o prefeito Eduardo Boigues (PP). A iniciativa tem o objetivo de incentivar a realização de mamografias, e assim chegar ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Além do mamógrafo, a carreta possui uma equipe com técnicos em radiologia e profissionais de Enfermagem.
COMO FUNCIONA
Para realizar o exame, mulheres com mais de 50 anos precisam apresentar o RG e o Cartão SUS. Já mulheres entre 35 e 49 anos precisam também do pedido médico. A Administração ainda não confirmou o local e horário de atendimento, mas, em breve, todas as informações serão divulgadas.
O CÂNCER DE MAMA
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que em 2022, 66.280 pessoas sejam diagnosticadas com câncer de mama. A doença causa multiplicação desordenada de células anormais da mama e forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:
- Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo);
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico.
AVALIAÇÃO DO SINSERI
Alertamos sobre a importância da prevenção do câncer de mama e pedimos aos Servidores que avisem familiares, amigas e colegas sobre a carreta da mamografia que atenderá nossa cidade. Fiquem ligadas(os) em nosso site e redes sociais a fim de se atualizarem sobre o tema.”
Tenho 50 anos completo posso fazer o isame sem encaminhamento dulcine