Outubro Rosa | Atenções voltadas à prevenção do câncer de mama. Uma atitude que salva vidas!

A campanha Outubro Rosa começa nesta sexta (1º) em escala mundial. O objetivo da ação é trazer conscientização à sociedade, em especial às mulheres, da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa do “laço rosa” foi criada no início da década de 1990 pela Fundação “Susan G. Komen for the Cure”. A campanha é articulada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnósticos e de tratamentos.

INCA (Instituto Nacional do Câncer), órgãos de saúde e empresas privadas participam do movimento todos os anos. Eles promovem eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produzem materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e de detecção precoce do câncer.

O QUE É?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células na região. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

SINTOMAS E SINAIS

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

1) Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
2) Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
3) Alterações no bico do peito (mamilo);
4) Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
5) Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos;
6) Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.

CUIDE-SE. SUA SAÚDE É SEU BEM MAIS PRECIOSO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *