Sindicato visita UBS Marengo para averiguar condições de trabalho

A fim de dar continuidade ao trabalho de base, nossa presidente Clícia Mara Silva Damaceno esteve no dia 8 de junho na UBS Marengo para averiguar as condições de trabalho dos Servidores. Durante essa pandemia, as Unidades de Saúde são os locais com maiores números de denúncias e dúvidas dos trabalhadores.

Averiguamos o local, conversamos com os Servidores e constatamos que a unidade está devidamente equipada com EPIs (Equipamentos de Segurança Individuais) e bem higienizada, dentro dos padrões de segurança e saúde. Porém o local teve um alto número de pessoas afastadas por contaminação de Covid-19. Ao todo foram cinco profissionais, sendo dois médicos e três técnicos. Assim, devido a situação, esclarecemos sobre como o trabalhador deve solicitar a abertura da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

PRESIDENTE CLÍCIA

“Concluímos a visitas com sucesso, e continuaremos com as vistorias pelos demais setores de serviços essenciais. Se constatarmos qualquer carência ou irregularidade, cobraremos uma solução rápida por parte da Administração. Sabemos que durante essa pandemia a atenção ao setor público deve ser dobrada. Caso haja algum problema em seu local de trabalho, fale com o Sindicato. Estaremos aí o mais rápido possível!”, afirma Clícia.

Leia também

STF reconhece o contágio de Covid-19 como acidente de trabalho. É PRECISO ABRIR A CAT

O contágio da Covid-19 pelo Servidor, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), deve ser considerado como doença ocupacional, ou seja, equipara-se a acidente de trabalho. Com isso, caso o funcionário público com nexo causal (aqueles que atuam na linha de frente no combate à Covid-19) seja afastado, sua unidade de atuação deverá preencher a CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) em até 72 horas e colher as assinaturas necessárias. Se isso não ocorrer é crime de omissão e o trabalhador precisa urgentemente procurar o Sindicato… Leia na íntegra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *