Sinseri apura denúncias diretamente com o secretário de Segurança Urbana de Itaquá. Reunião foi muito produtiva!
Ouça a matéria!
A diretoria do Sinseri e assessores estiveram reunidos com o secretário Anderson Caldeira Lima, comandantes e equipe de apoio, na Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, dia 17 de abril. Na ocasião, fomos apurar pessoalmente denúncias realizadas por alguns Servidores junto ao Sinseri e também por meio do SAS (Serviço e Atendimento ao Servidores), canal este disponibilizado no site do Sindicato exclusivamente para a categoria se manifestar.
Mais uma vez, fomos bem recebidos pelo secretário, comandantes e equipe de apoio que nos responderam solicitamente cada apontamento aferido pelo Sinseri no Ofício nº 63/SINSERI/2024, protocolado na Secretaria no dia 4 de abril, quatorze dias antes da reunião marcada pela Secretaria para o dia 17.
✅ CONFIRA CADA ASSUNTO TRATADO
➡️ Ausência de concessão de intervalo de uma hora para almoço ou jantar;
Segundo o secretário, os Guardas cumprem uma hora de almoço quase sempre, com interrupção em raras exceções, como, por exemplo, quando existem ocorrências urgentes que de maneira alguma pode deixar a população esperando. Caldeira citou o exemplo de uma escola, quando os Guardas foram chamados, e os mais próximos da unidade estavam em horário de almoço e precisaram atender a ocorrência. De acordo com o secretário, existe uma espécie de compensação, quando o Guarda tem a 12ª folga no mês, algo muito bem aceito pela base.
➡️ Péssimas condições de laboro da Base Maragogipe;
Foi confirmado pelo secretário as péssimas condições de trabalho, quando também nos foi apresentado um documento em circulação na Prefeitura, mais especificamente na Secretaria de Obras, desde janeiro de 2024, constando a necessidade e solicitação de melhorias em várias bases, inclusive na do Maragogipe. Dois dias seguintes, 19 de abril, o secretário enviou mensagem à presidente Clícia confirmando que a base em questão será a primeira a ser reformada. Estamos de olho!
➡️ Possível assédio moral e constrangimento ilegal no ambiente de trabalho;
Sobre o assédio moral, o secretário disse que há problemas sim, mas isolados. Reiterou que a conduta do comando atual da Secretaria de Segurança Urbana é sempre focada no bem-estar da população e na valorização do Guarda. Em contrapartida, o Sinseri tem instruído os Servidores que se sentem assediados a registrarem o boletim de ocorrência e a apresentarem provas efetivas à entidade sindical.
PRESIDENTE CLÍCIA MARA SILVA DAMACENO AFIRMA 🗣️
“A reunião foi produtiva, pois esclarecemos diversos pontos questionados pelos Servidores e apurados pelo Sinseri. Fomos convidados para estar mais presente na Guarda, inclusive nas preleções de início de trabalho, e assim faremos. Já aceitamos o convite do secretário Caldeira e, em breve, estaremos juntos nessas reuniões.”
SERVIDORES: estamos juntos na luta. Não se calem e nos procurem sempre que precisarem! ✊