Temos o dever de sermos dirigentes sindicais cada vez mais corajosos e capacitados
Recentemente, eu e todos os dirigentes do Sinseri topamos um desafio: aprimorar nossa capacitação enquanto representantes do funcionalismo. Tivemos 13 palestras de assuntos inerentes à atuação da diretoria. A troca de ideias, conhecimentos e a vontade de fazer mais permearam os dois dias e o total de 12 horas de curso. Esse é um ponto do qual quero partir neste texto de reflexão. Nós temos de estar atentos às novidades diariamente.
Um ponto interessante de reflexão diz respeito ao mundo do trabalho, um dos temas trazidos pelo advogado Dr. Rafael Succi aqui no Sindicato. Me chamou muita atenção ele ter falado sobre a evolução da mão de obra dos últimos 20 anos e ter feito uma comparação de 200 anos. Em resumo, levamos pouco menos de 10% do tempo que levávamos há dois séculos para criar novas atividades de trabalho e se adaptar a elas. O avanço da tecnologia interfere na forma de contratação, demissão, nas aplicações de advertência e na forma de execução do trabalho, como por exemplo o regime home office.
Além de aprender a reagir frente às dificuldades apresentadas diariamente, nós devemos ainda fazer uma avaliação de como estamos nos portando no mundo. O antes chamado “futuro”, agora já faz parte do presente. Embora tudo pareça ter mudado por causa da pandemia, as revoluções industriais precedentes mostram que tudo isso já estava em veloz andamento.
FORMAÇÃO É PRIORIDADE
A formação e capacitação dos dirigentes são uma das prioridades do Sinseri, em especial com essa nova diretoria, cheia de renovação, rostos novos e pessoas dispostas em lutar. Iniciamos em três eixos: história do movimento sindical, noções do papel de cada um e importância de uma boa comunicação. Parecem itens básicos (e são), mas é surpreendente o quanto aprendemos sobre cada um deles a cada novo encontro.
Quem ganha com uma diretoria melhor preparada é a própria categoria. Nos empenhamos ao máximo em estarmos aptos a prestar o nosso melhor. Isso está no DNA do Sinseri. Conhecimento é algo impossível de alguém nos tirar. Isso nos dá coragem para enfrentar a luta diária por direitos. Não é fácil. É um tijolo de cada vez. E sabemos bem a forma de fazer isso!
Clícia Mara Silva Damaceno é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaquaquecetuba e integrante da Diretoria Executiva da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Municipais do Estado de São Paulo).
LEIA O EDITORIAL ANTERIOR
O diálogo constrói e nós do Sindicato defendemos e praticamos essa máxima