O diálogo constrói e nós do Sindicato defendemos e praticamos essa máxima
O serviço público é fundamental para o funcionamento e desenvolvimento de qualquer sociedade. Ele organiza, direciona, atende, pensa, age e inova dia a dia em prol da população. E este mesmo serviço é administrado, planejado, trabalhado e orquestrado por atores políticos, escolhidos pelo povo, para representar o povo e defender os interesses coletivos.
Mas quando se fala em serviço público existe uma desinformação descabida. São pré-conceitos determinados por um grupo pequeno, abastecido de ódio e contrário ao Estado ideal. Falam-se de péssimos serviços, mas não avaliam as condições de trabalho dos funcionários públicos. Colocam o setor público como uma categoria privilegiada, mas não apresentam nem uma dessas vantagens.”
Hoje, temos Servidores passando fome, com dívidas e empréstimos altíssimos que assaltam sua renda mensal. São Servidores doentes e esquecidos pelos atores políticos, responsáveis por comandarem a máquina pública. Aliás, muitos despreparados, outros desumanos, já um grupo corrupto que manda e desmanda. Temos trabalhadores doentes, seja fisicamente ou mentalmente, vítimas de pessoas implacáveis e o descaso da coisa pública.
Nós, como entidade sindical, temos o compromisso e a obrigação de sermos o alento desses trabalhadores, ou seja, respiradores de uma categoria abandonada, esquecida e muitas vezes usada por políticos. Com a obrigação de sempre olhar em frente, sem esquecer das mazelas do passado, o Sinseri, neste primeiro momento, tem visto uma atual Administração interessada e com projetos importantes em prol dos Servidores e de toda a população de Itaquá.
Em três reuniões oficiais que participei com os secretários de Governo (Marcello), Saúde (Edson) e Educação (Lucas do Liceu) saí esperançosa e com boas impressões da atual gestão. O diálogo foi pauta em todas as reuniões e o consenso da necessidade dele para a construção de um caminho seguro para as soluções mais emergenciais de Itaquaquecetuba e consequentemente do setor público municipal.
Dia 23 de fevereiro, o Sinseri vai se reunir com o prefeito Eduardo Boigues, será um primeiro encontro, um bate-papo que já tratará de um tema importantíssimo, que é a Campanha Salarial 2021. Nossa entidade, mais uma vez, age com seriedade e segue na linha da construção do diálogo. Ao contrário da Administração passada, temos um grupo político aparentemente organizado e respeitoso à entidade de luta dos trabalhadores.”
O Sinseri também é uma instituição que planeja, age, dá ideias e trabalha demais. Não somos inimigos das Administrações Pública, pelo contrário, contribuímos e com ideias reais para a contemplação do coletivo. Desta vez, o diálogo tem ocorrido e temos esperança que Itaquá trilhará por um novo caminho, com melhores serviços e uma categoria valorizada e respeitada. Nós acreditamos e lutaremos por isso!
Clícia Mara Silva Damaceno é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaquaquecetuba e integrante da Diretoria Executiva da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo).